Google Translator

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Nova empresa de TINTAS em Cabo Verde

Conforme previsto aqui, vai desembarcar em Cabo Verde mais uma fabricante de tintas. Trata-se da portuguesa Tintas Barbot, que planeia instalar aqui uma fábrica e facturar uma média de 2 milhões de euros/ano (220,5 mil contos) no mercado caboverdeano. De acordo com esta notícia, "a aposta em Cabo Verde deve-se ao desenvolvimento da construção e do imobiliário e à presença de muitas empresas portuguesas destes sectores, que lideram os projectos em desenvolvimento no país" (sublinhado nosso).

Efectivamente, era de esperar que o crescimento do sector da construção ligado ao imobiliário turístico, mas igualmente as condições impostas por Portugal para a concessão das diversas linhas de crédito destinadas maioritariamente a infraestruturas e habitação social (isto é, a obrigatoriedade de as mesmas serem implementadas por empresas portuguesas, quando muito, em consórcio com empresas caboverdeanas), atraíssem um número crescente de empresas lusas para Cabo Verde. Conhecendo-se a estratégia de grupo adoptada por empresas portuguesas quando operam fora do seu território, prevê-se uma dificuldade acrescida a empresas de outros países (incluindo caboverdeanas) para "penetrarem o círculo" e tirarem assim maior proveito das oportunidades geradas pela dinâmica do sector.

Recorda-se que apenas a primeira fase do projecto "Casa Para Todos", recentemente lançada a concurso, poderá significar um potencial de vendas de 131 mil contos em tintas (ver aqui). Além disso, estimativas da PD Consult apontam que o potencial total de vendas deste produto no mercado caboverdeano poderá ultrapassar os 4 milhões de contos nos próximos anos, se se implementar todo o projecto acima referido (cerca de 8.800 casas) bem como os diversos projectos imobiliários em carteira e que sofreram algum abrandamento na sequência da recente crise mundial.

A entrada da Barbot em Cabo Verde deverá ter um impacto considerável quer a nível do aumento da concorrência (o que poderá forçar a líder SITA a rever a sua política de preços, percebida pelo mercado como superior), quer também ao nível de competição por pessoal qualificado. Neste quesito, a SITA, mais uma vez, poderá ser afectada por potencial "roubo" de quadros (sobretudo para as funções comerciais e as que requeiram um alto nível de tecnicidade), pelo que se poderá vir a assistir a um aquecimento nas contratações e movimentações no sector. Boas oportunidades, portanto, para o pessoal da área.

Sem comentários:

Enviar um comentário