Google Translator

sexta-feira, 25 de junho de 2010

SITA à procura de um Director Comercial


A SITA, Sociedade Industrial de Tintas, Sa, está à procura de um Director Comercial, depois da saída, há alguns meses do anterior responsável por esta área, João Tavares.

A empresa, que lidera o sector de produção e comercialização de tintas e acessórios em Cabo Verde, vem enfrentando uma crescente concorrência, quer por parte de marcas importadas, quer por parte de outros fabricantes locais (como a NOVALAC, da Kym Negoce).

O recente boom no sector da construção em Cabo Verde e as boas perspectivas de crescimento acabaram por chamar a atenção de outros players para este mercado. Ilustrativo desta tendência, as importações de tintas e vernizes aumentaram de 84 mil contos em 2000 para 138 mil contos em 2009 (dados das Alfândegas), e estimativas da PD Consult apontam que o potencial do mercado de tintas em Cabo Verde pode chegar aos 4 milhões de contos/ano, caso forem implementados os investimentos nas áreas de turismo, imobiliária turística, e para a redução do déficit habitacional.

Neste cenário, a SITA precisa adaptar-se aos novos tempos se quiser manter a liderança do sector. Para isso, vem implementando algumas medidas de fundo, incluindo alterações na sua estrutura organizacional e alargamento da sua rede fixa de distribuição. Mas poderá não ser suficiente: a dinâmica do mercado irá exigir uma maior agressividade comercial da empresa para se defender dos novos "desafiantes".

2 comentários:

  1. Mas qual a estratégia que tem uma vantagem competitiva do teu ponto de vista mais significativa diferenciação ou baixo-custo?

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita,
    Obrigado pelo teu comentário e pela participação!

    A SITA vem seguindo sobretudo uma estratégia de diferenciação. Apesar de o nível de preços dos seus produtos ser comparativamente mais elevado, vem elegendo a alta qualidade das suas tintas bandeira (como o atestam os investimentos em formação de pintores, a estrutura/design das suas lojas, a sua estratégia de comunicação, etc.).

    Qualquer uma das alternativas que apontas é valida em Cabo Verde neste momento. Para quem quiser apostar no baixo preço, o segmento de construções de baixo custo aparece como um potencial considerável; para quem quer apostar na qualidade, pode direccionar, por exemplo, o seu foco para os segmentos de construção para imobiliária turística, imobiliária para classe média-alta e alta (supostamente menos sensíveis ao preço e mais sensíveis à qualidade...), etc.

    O ponto que quis focar é que, independente da estratégia que vier a ser adoptada pela SITA (manter o foco na qualidade ou ser mais agressiva no preço), a empresa terá que ter um dinamismo comercial muito forte para se defender dos "ataques" da concorrência.

    Um abraço, volte sempre!
    Paulino

    ResponderEliminar