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quarta-feira, 30 de junho de 2010

Gestão de Caixa de Correio

O e-mail é inocente, todo mundo usa, muita gente usa mal e quase ninguém se preocupa com isso. Com a montanha de informação que daí vem, como é que se garante a produtividade em ambiente de escritório? Nem vou tentar responder. Isso é profundo! Afinal, o próprio chefe pode estar fazendo mau uso da ferramenta. Com funcionários despreparados ou mal-treinados qualquer vantagem que a comunicação electrónica pode trazer fica nula.

O que já é clássico é que cerca de 90% do entra no inbox é lixo e com essa tendência de invasão do e-mail, todos os dias perde-se muito tempo a limpar a caixa de correio. Virou tarefa de rotina. Além do spam internacional, e da publicidade pontual, boa parte desses e-lixo chega de gente conhecida e dos nossos contatos.

Tem aquele que diz: ">>>>>Reencaminhe esse email urgente<<<<<" e de repente a rede do estado e as empresas recebem dezenas de emails de vários lados e em várias contas de correio com uma mensagem engraçada, dramática ou mentirosa. Isso é um problema de gestão de recursos.

Procurei na rede e encontrei diversas práticas para otimizar o uso do correio electrónico e ambiente de escritório e muitas delas agradaram-me particularmente. Além da Netiqueta, as seguintes dicas são de ouro:

. Ao receber um e-mail que você considera ofensivo, seja de cliente, seja de amigo/parente, não responda imediatamente.

. O Assunto do e-mail (subject) deve ser sempre (que possível é claro) um micro-resumo de seu conteúdo e bem claro.

- Evite reencaminhar aquelas piadinhas que você recebe dos amigos, declarações politicas ou religiosas utilizando seu e-mail corporativo ou de trabalho.

- Letras maiúsculas podem dar a impressão de que o remetente está gritando. Evite usa-las;

Leia mais aqui.

3 comentários:

  1. Acho que este assunto acaba por ser como tantos outros problemas de má gestão diária pessoal. Gestão da caixa de correio email, gestão de agenda diária, gestão e organização pessoal, etc. Tudo isto se deve é um problema de gestão de recursos, tal como foi referido. Cabe a nós, racionalizar e dar prioridades às coisas, Trata-se de uma gestão e organização pessoal que deve ser seguida fielmente :) pra mim isto não é nada de novo

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  2. acho que é bem mais especifico que gestao de agenda. Alias cx de correio bagunçado atrapalha a agenda. mas enfim se n tras novidade é pq deves ser MT organizada. ;)

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  3. Tenho deadlines bem definidos quando é preciso sim. Caixa de Correio nem acho mais especifico mas mais abrangente. Recebe-se muita informação, Agenda é sim mais especifico.

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