Google Translator

domingo, 5 de setembro de 2010

Novo produto financeiro no mercado


O Banco Comercial do Atlântico acaba de lançar no mercado o BCA Factoring, um mecanismo financeiro que permite às empresas um melhor financiamento do seu ciclo de exploração através do adiantamento (pelo banco) de valores a receber de clientes (ver mais informações sobre o factoring aqui). Em Cabo Verde, o factoring é regulado pelo Decreto Lei nº 13/2005, de 7 de Fevereiro (B.O. nº 06, I Série).

Não obstante o crescimento do crédito concedido às empresas nos últimos 5 anos em Cabo Verde (de 30,3 milhões de contos em Dez/04 para 72,1 milhões de contos em Dez/09, conforme dados do BCV - valores nominais), o acesso ao crédito continua a ser destacado como um dos principais problemas enfrentados pelo sector privado, como o demonstra o Enterprise Survey 2009 do Banco Mundial. Entre as razões, apontam-se o elevado nível de garantias exigidas pelos bancos (em média 176,4% do total do empréstimo, contra 143% no resto do mundo e 142% na África Sub-Sahariana, conforme dados do Banco Mundial).

A aparente contradição entre esses dois dados (expansão do crédito ao sector privado versus percepção de dificuldade de acesso ao crédito) poderá ser justificado por alguma concentração do crédito bancário no segmento de empresas de grande dimensão, em termos de valor absoluto. Aliás, o próprio Enterprise Suvey indica que, entre as empresas de maior dimensão (> 100 empregados), o acesso ao crédito não aparece entre os 3 principais constrangimentos, sendo sobretudo as Pequenas e Médias Empresas (PME´s) as mais prejudicadas neste quesito - principalmente por não disporem de capacidade para apresentarem as garantias exigidas pelos bancos.

Há muito que as PME´s e os pequenos empreendedores vêm reclamando por soluções financeiras mais ajustadas à sua estrutura e às suas necessidades. O lançamento do factoring é, assim, uma boa notícia para as empresas caboverdeanas, sobretudo aquelas que têm que lidar, de um lado, com atrasos no recebimento de clientes, e do outro lado, com dificuldades em aceder a produtos bancários tradicionais para financiar o seu dia-a-dia enquanto o dinheirinho não entra no caixa.

Resta saber, no entanto, a burocracia e as exigências para se aceder ao factoring, bem como o preço que os bancos irão cobrar pelo serviço...

Sem comentários:

Enviar um comentário