Google Translator

sábado, 11 de setembro de 2010

Cabo Verde Telecom investe 30 milhões em novas tecnologias

A Cabo Verde Telecom, participada da Portugal Telecom (PT), tem em curso um plano de investimentos de quase 30 milhões de euros destinado a melhorar a qualidade das telecomunicações, nomeadamente da Internet.


Numa entrevista à Agência Lusa, Humberto Bettencourt dos Santos, administrador da empresa cabo-verdiana, salientou três projectos, todos em curso, que deverão estar concluídos, o mais tardar, até meados de 2011, embora outros possam ficar operacionais já no final deste ano.


A adesão ao projecto WACS (West África Cable System), o cabo submarino internacional de fibra óptica que estará operacional no primeiro semestre de 2011, tem um investimento de 25 milhões de dólares (20,8 milhões de euros), e permitirá aumentar "substancialmente" a banda larga no arquipélago, deficiente fora da ilha de Santiago.


O novo cabo vai permitir também estender a fibra óptica a todas as ilhas, ligando as em falta - Maio, Fogo e Brava -, investimento orçado em 6,45 milhões de euros e que deverá estar a funcionar também em 2011.


Segundo o administrador da empresa, até ao final do ano, a CV Telecom conta introduzir a ligação de fibra óptica até à casa do cliente ("fiber to the home"), um "projecto piloto" que, inicialmente, abarcará as ilhas de Santiago, São Vicente e Sal.


Humberto Bettencourt dos Santos, conhecido localmente por "Humbertona", salientou que, a partir de 2011, Cabo Verde terá mais de 1.500 quilómetros de fibra óptica, assente em moderna tecnologia IP e com ligações inter-ilhas.


"Vamos ficar equipados com uma rede de primeira classe mundial com a panóplia dos serviços modernos hoje existentes no mundo", vincou, apresentando dados em que Cabo Verde figura como um dos três países de desenvolvimento médio mais avançados do mundo quer em tecnologia quer em termos de preços.


Segundo "Humbertona", desde 2006 que a CV Telecom tem vindo a reduzir "significativamente" os preços do serviço ADSL (entre 38% e 51%), estando com uma taxa de penetração do serviço móvel de 77%, a do serviço telefónico fixo com 14,1% e a da Internet fixa de 2,3%.


Para rematar, Humberto Bettencourt dos Santos lembrou que, desde 1996, o investimento da CV Telecom atingiu os 18 milhões de contos (163,2 milhões de euros), o que representa cerca de 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB), a uma média anual de cerca de 1%.


Com 474 funcionários, 18% deles com formação superior, "Humbertona" acrescentou que, em 2009, o volume total de negócios do grupo CV Telecom atingiu os oito milhões de contos (cerca de 72,5 milhões de euros) e que os investimentos em curso são um misto de recursos próprios e de empréstimos da banca.


O Grupo CVT, é constituído pela CV Telecom (única empresa de telefonia fixa), a CV Móvel (maior empresa de telefonia móvel do país com uma quota de mercado de 78%) e pela CV Multimédia (Internet e TV por assinatura).


A CVT tem como maior accionista a Portugal Telecom, com 40%, seguida pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), com 37%, e da Sonangol Cabo Verde, com 5%.


Fonte: OJE/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário