Google Translator

sábado, 11 de setembro de 2010

Cabo Verde é 117.º em competitividade num universo de 139 países

Cabo Verde ocupa a 117.ª posição no Ranking Global de Competitividade 2010-2011, num universo de 139 países.


A avaliação é do Fórum Económico Mundial. Cabo Verde, que integrou a lista dos avaliados pela primeira vez, foi avaliado de forma positiva nos requisitos básicos de competitividade, mas foi penalizado devido à fraca performance dos factores geradores de eficiência, onde ocupa o lugar n.º 129.


De acordo com Frantz Tavares, director executivo da Inove Research, uma das empresas que promoveu a entrada do país para o ranking dos avaliados, pesaram na avaliação da variável a ineficiência dos mercados laboral e de bens, bem como o incipiente Ensino Superior e a reduzida dimensão do mercado nacional.


Entretanto o arquipélago foi avaliado de forma positiva nos requisitos básicos de competitividade, considerado o factor mais relevante na avaliação de países em desenvolvimento. "Com uma pontuaçãode 4,13 pontos, Cabo Verde ocupa o lugar 96, resultado da avaliação muito positiva das instituições públicas - 56.º na saúde e 89.º na educação primária - e uma avaliação pouco favorável das infra-estruturas", aponta.


No indicador inovação o país classifica-se no 117.º lugar, e no indicador de sofisticação de negócio está na 128.ª posição.


Segundo o director executivo da Inove Research, de entre os 31 países da África Subsariana avaliados pelo Fórum Económico Mundial, Cabo Verde encontra-se no meio da tabela, ou seja, no 15.º lugar.


O ranking geral é liderado pela Suíça, seguido da Suécia e Singapura. Os EUA caíram dois lugares, passando a ocupar a 4.ª posição.


O Relatório Global de Competitividade elaborado pelo Fórum Económico Mundial é, segundo Frantz Tavares, reconhecido mundialmente como sendo a referência de medidas de comparação e de factores que afectam a competitividade e o crescimento dos países.


Com a primeira divulgação em 1979, o relatório oferece a mais profunda avaliação da competitividade de mais de 130 países desenvolvidos e emergentes, tendo como principais objectivos fornecer um instrumento único de benchmarking para as Empresas no desenvolvimento de estratégias e na tomada de decisões de investimento e aos Governos na identificação de obstáculos ao crescimento económico e de medidas de política económica.


Fonte: OJE/Inforpress

Sem comentários:

Enviar um comentário