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segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Quem quer ser anónimo?

Broadcast your self. o que estás a pensar? o que está a acontecer? A social mídia está cada vez mais presente. Fenómeno baseado na espontaneidade das massas o Twitter (190.000.000) e o Facebook (500.000.000) já fazem parte do dia-dia de milhões. Integrado com os smart-phones o fenómeno de social networking já está instalado e veio para ficar. O poder da difusão de mensagens a larga escala esta nas mãos do cidadão comum.

Durante as eleições iranianas, apesar da censura aos medias, as informações chegaram ao mundo via 140 caracteres de texto com fotos e pequenos filmes. Graças ao Twitter as principais estações mundiais acompanharam os tumultos através das mensagens publicados por cidadãos anónimos que foram alimentando as redes com curtas mensagens sobre sobre o que estava acontencendo no Irão.


10/10/10 e um evento orquestrado com as social media, à escala mundial, para promover um alerta para a diminuição de CO2 da atmosfera. Foram mais de 7.000 eventos em 188 países. Segundo o site da 350.org a adesão foi global e ficaram de fora somente a Guine Equatorial, San Marino, e Koreia do Norte. Cabo Verde participou com 2 eventos. Aqui.

Apesar do poder de comunicação, facilidade de uso, e elevado custo-beneficio, em Cabo Verde o uso corporativo é ainda muito limitado quando não evitado. Associado principalmente à questão da produtividade, privacidade e segurança, as empresas e até algumas instituições de ensino tem promovido uma ideia errada do que é e como pode ser utilizado. Mas o conceito é recente expande-se rapidamente e de facto é interessante verificar que a classe politica cabo-verdiana já está a usar as redes sociais. Social Capital é o tema a desvendar.

Deixo aqui 3 tendências para debate:
  • IDEIAS, PARTILHA &; NETWORK- Onde está o meu público-alvo? As redes permitem que a informação circule por vários meios e esteja disponível onde for mais conveniente para o usuário. Este participa e gera tendências como mais lido, mais comentados, mais partilhado. Novas ideias emergem da multidão - crowdsourcing.
  • MOBILE & PERSONALIZAÇÃO - tendência  para migração dos modelos de negocio da web para o móvel cria um mercado especifico que pode ser segmentado segundo variáveis objectivas. Porque investir num outdoor se posso comunicar com o meu público directamente, individualmente em tempo real? Marketing tradicional tem sido questionado e substituido gradualmente.
  • ESTRATÉGIA INTEGRADA - Usar as redes para quê? O que a empresa pretende comunicar? Enquanto ferramentas as midias não fazem milagres e de facto envolvem elevado nível de exposição. Sem uma estratégia definida melhor não usar. Mas o uso consciente promete revolucionar os orçamentos de comunicação e marketing.
E para reflectir deixo este video com uma visão interessante sobre a velocidade que as coisas estão a mudar:

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